O cenário da música eletrônica na atualidade

Hoje comprar um equipamento de qualidade para produzir música eletrônica é muito mais simples e barato do que se comparado há 20 anos, o que faz com que muitos tenham acesso à produção de e-music abarrotando o mercado de aspirantes a DJs. Assim como já havíamos citado na matéria “DJs investem em marketing pessoal para decolar na carreira”, o colunista Jono Buchanan do portal Resident Advisor questiona sobre o que é necessário para se destacar numa geração na qual a facilidade de acesso a produção de e-music é cada vez maior.
Uma questão relevante apontada é que muitas vezes os músicos iniciantes procuram apenas atingir um nível de qualidade nas músicas que é padronizado, e para se destacar é necessário muito mais do que isso. É preciso investir na própria criatividade, dar margem a novas ideias e sair do comum, pois isso todos já estão acostumados a ver. É claro que no início adquirir habilidade no meio é importante, mas depois disso o essencial é inovar.
Uma citação do produtor Tommy D de que “para que um registro (música) seja bem sucedido, é necessário aliar criatividade, marketing e negócios” também faz se pensar que não basta ter um equipamento de boa qualidade dentro de casa ou no espaço de trabalho, e que é preciso equilibrar esses itens.
Mas hoje, até investir nesse empreendedorismo criativo que é o marketing é mais simples do que há alguns anos. Pois com a internet há várias oportunidades para se mostrar as novas músicas e trabalhos. Até porque muitos produtores de música eletrônica trabalham com selo independente e tiram o burocrativismo das gravadoras.
Não importa se é Facebook, Myspace (veja mais sobre isso aqui), ou qualquer outra rede social, o que importa mesmo é que o trabalho seja difundido. Além de que você tem um canal que te deixa muito mais próximo dos seus “fãs” podendo apresentar o seu trabalho com um grande alcance e de maneira mais barata.

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