Entre o verão de 1966 e o início de 1967, The Beach Boys gravou, em várias sessões, diversas canções para um álbum, SMiLE, que pretendia seguir a obra-prima de 1966 da banda, Pet Sounds. As sessões acabaram sendo engavetadas e SMiLE nunca foi lançado. Com participação integral da formação original de The Beach Boys com Al Jardine, Mike Love e Brian Wilson, a Capitol/EMI reuniu e compilou a coleção The SMiLE Sessions para lançamento mundial este ano.
The SMiLE Sessions apresenta uma visão mais profunda das sessões de gravação de The Beach Boys para o enigmático álbum, que conquistou o status de mítico e legendário para os fãs de música no mundo todo. The SMiLE Sessions será lançado em disco duplo no Brasil.
Co-produzido por Mark Linett e Alan Boyd, todas as edições físicas e digitais de The SMiLE Sessions incluirão um álbum com faixas principais enquanto que o box set traz um material mais profundo das sessões, somado a recentes rascunhos de canções, takes alternativos, mixes instrumentais e de voz, e conversas em estúdio. The SMiLE Sessions convida o ouvinte a entrar no estúdio para experimentar a criação do álbum com o produtor e a liderança do cantor e baixista Brian Wilson com os colegas, o cantor Mike Love, o baterista Dennis Wilson, os guitarristas Carl Wilson e Al Jardine e o mais recente membro Bruce Johnston (que substituiu Brian Wilson durante a turnê do grupo em 1965).
“Estou lisonjeado que as sessões originais de estúdio de The Beach Boys para SMiLE serão lançadas pela primeira vez depois de anos. Estou ansioso por esta coleção com as gravações originais e por fãs que vão ouvir as belas vozes angelicais dos meninos em uma versão de estúdio próprio”, diz Brian Wilson.
“Uma das minhas músicas favoritas de The SMiLE Sessions é Wonderful. A canção realmente faz jus ao título, assim como muitas das faixas de SMiLE. Brian estava no auge de sua criatividade durante as sessões. Eu desconheço qualquer coisa que se aproxime da música pop”, comenta Mike Love.
The SMiLE Sessions apresenta uma visão mais profunda das sessões de gravação de The Beach Boys para o enigmático álbum, que conquistou o status de mítico e legendário para os fãs de música no mundo todo. The SMiLE Sessions será lançado em disco duplo no Brasil.
Co-produzido por Mark Linett e Alan Boyd, todas as edições físicas e digitais de The SMiLE Sessions incluirão um álbum com faixas principais enquanto que o box set traz um material mais profundo das sessões, somado a recentes rascunhos de canções, takes alternativos, mixes instrumentais e de voz, e conversas em estúdio. The SMiLE Sessions convida o ouvinte a entrar no estúdio para experimentar a criação do álbum com o produtor e a liderança do cantor e baixista Brian Wilson com os colegas, o cantor Mike Love, o baterista Dennis Wilson, os guitarristas Carl Wilson e Al Jardine e o mais recente membro Bruce Johnston (que substituiu Brian Wilson durante a turnê do grupo em 1965).
“Estou lisonjeado que as sessões originais de estúdio de The Beach Boys para SMiLE serão lançadas pela primeira vez depois de anos. Estou ansioso por esta coleção com as gravações originais e por fãs que vão ouvir as belas vozes angelicais dos meninos em uma versão de estúdio próprio”, diz Brian Wilson.
“Uma das minhas músicas favoritas de The SMiLE Sessions é Wonderful. A canção realmente faz jus ao título, assim como muitas das faixas de SMiLE. Brian estava no auge de sua criatividade durante as sessões. Eu desconheço qualquer coisa que se aproxime da música pop”, comenta Mike Love.
The Beach Boys em lançamento inédito, 45 anos depois
“Nós gostaríamos de chegar em casa da turnê e ir direto para o estúdio gravar. Brian não podia esperar para nos mostrar suas últimas idéias. Nós estávamos gravando SMiLE e Pet Sounds simultaneamente, então todas as faixas e vocais tem a mesma qualidade. A maioria dos vocais foi feita no Columbia Studios em Hollywood, do outro lado da rua do Western Studios, onde a maioria das faixas foram feita”, diz Al Jardine.
“Para mim, sempre foi sobre a maneira como Brian Wilson brilhantemente compôs e expressou suas progressões de acordes e melodias. SMiLE realmente me fez sorrir”, acrescenta Bruce Johnston.
“Pessoalmente, eu adorei!”, o falecido Carl Wilson disse em 1994 sobre The SMiLE Sessions (a partir do documentário dirigido por Don-Was, I Just Wasn’t Made For These Times)
“Na minha opinião, as sessões de SMiLE faz Pet Sounds não servir mais – é bom demais”, disse o falecido Dennis Wilson a um jornalista em 1996 sobre o álbum previsto.
O que Brian Wilson trouxe, em esforço para manter a posição de The Beach Boys no topo das bandas de rock’ n’ roll, foi além do que qualquer um poderia esperar. Começando com Good Vibrations, em seguida, SMiLE, Wilson tinha começado a construir músicas de forma modular, elaborando seções individuais que seriam mais tarde editadas juntas para formar um todo coerente. Em várias explosões intensas de energia criativa, Wilson, com base no talento dos músicos dos melhores estúdios de Los Angeles e utilizando as melhores infraestruturas de áudio disponíveis em qualquer dia, formulava dezenas de fragmentos musicais, todos designados a encaixar em muitas possibilidades de combinação. Ninguém havia feito isso na música pop e Wilson tinha acabado de criar Good Vibrations, o best-seller de uma série de hits de The Beach Boys, usando este método. Sua próxima empreitada seria uma versão destas únicas e luxuosas composições: SMiLE.
Em 1965, Brian Wilson teria encontrado um tecladista e compositor, Van Dyke Parks. Ao notar a eloqüência de Parks, Wilson sentiu que ele poderia ajudar na composição de The Beach Boys na onda de um rock’ n’ roll com uma mensagem mais consciente socialmente, que viria a definir os anos 60. Eles rapidamente colaboraram nas canções para SMiLE, incluindo Heroes and Villains, o single seguinte de Good Vibrations. Wilson a Parks também escreveram Surf’s Up, Vegetables, Cabin Essence, Do You Like Worms, Wonderful, Wind Chimes, e outros pedaços de SMiLE. Parks também introduziu o artista beat-pop Frank Holmes para criar a arte da luva do álbum e um livreto para interpretar as letras do álbum.
A razão pela qual SMiLE não foi lançado no início de 1967 tem mais a ver com negócios, que obscureceram o lado criativo do programa do que qualquer outra coisa. No final de 1966, The Beach Boys formou a Brother Records, inicialmente para produzir artistas de fora. Logo, porém, The Beach Boys teria se envolvido em uma ação judicial com a Capitol Records com o intuito de se tornar um artista top-selling independente. O grupo reteve Heroes and Villains e anunciou que lançaria Vegetables, gravada com o próprio dinheiro da banda em abril de 1967 no Brother Records. Em julho de 1967, Capitol Records e The Beach Boys chegaram a um acordo, sendo que a Capitol distribuiria as bandas de Brother Records e SMiLE não seria mais o próximo disco da banda.
“Para mim, sempre foi sobre a maneira como Brian Wilson brilhantemente compôs e expressou suas progressões de acordes e melodias. SMiLE realmente me fez sorrir”, acrescenta Bruce Johnston.
“Pessoalmente, eu adorei!”, o falecido Carl Wilson disse em 1994 sobre The SMiLE Sessions (a partir do documentário dirigido por Don-Was, I Just Wasn’t Made For These Times)
“Na minha opinião, as sessões de SMiLE faz Pet Sounds não servir mais – é bom demais”, disse o falecido Dennis Wilson a um jornalista em 1996 sobre o álbum previsto.
O que Brian Wilson trouxe, em esforço para manter a posição de The Beach Boys no topo das bandas de rock’ n’ roll, foi além do que qualquer um poderia esperar. Começando com Good Vibrations, em seguida, SMiLE, Wilson tinha começado a construir músicas de forma modular, elaborando seções individuais que seriam mais tarde editadas juntas para formar um todo coerente. Em várias explosões intensas de energia criativa, Wilson, com base no talento dos músicos dos melhores estúdios de Los Angeles e utilizando as melhores infraestruturas de áudio disponíveis em qualquer dia, formulava dezenas de fragmentos musicais, todos designados a encaixar em muitas possibilidades de combinação. Ninguém havia feito isso na música pop e Wilson tinha acabado de criar Good Vibrations, o best-seller de uma série de hits de The Beach Boys, usando este método. Sua próxima empreitada seria uma versão destas únicas e luxuosas composições: SMiLE.
Em 1965, Brian Wilson teria encontrado um tecladista e compositor, Van Dyke Parks. Ao notar a eloqüência de Parks, Wilson sentiu que ele poderia ajudar na composição de The Beach Boys na onda de um rock’ n’ roll com uma mensagem mais consciente socialmente, que viria a definir os anos 60. Eles rapidamente colaboraram nas canções para SMiLE, incluindo Heroes and Villains, o single seguinte de Good Vibrations. Wilson a Parks também escreveram Surf’s Up, Vegetables, Cabin Essence, Do You Like Worms, Wonderful, Wind Chimes, e outros pedaços de SMiLE. Parks também introduziu o artista beat-pop Frank Holmes para criar a arte da luva do álbum e um livreto para interpretar as letras do álbum.
A razão pela qual SMiLE não foi lançado no início de 1967 tem mais a ver com negócios, que obscureceram o lado criativo do programa do que qualquer outra coisa. No final de 1966, The Beach Boys formou a Brother Records, inicialmente para produzir artistas de fora. Logo, porém, The Beach Boys teria se envolvido em uma ação judicial com a Capitol Records com o intuito de se tornar um artista top-selling independente. O grupo reteve Heroes and Villains e anunciou que lançaria Vegetables, gravada com o próprio dinheiro da banda em abril de 1967 no Brother Records. Em julho de 1967, Capitol Records e The Beach Boys chegaram a um acordo, sendo que a Capitol distribuiria as bandas de Brother Records e SMiLE não seria mais o próximo disco da banda.
0 comentários:
Postar um comentário