Robert Arthur “Bob” Moog, Criador de sintetizador é homenageado no Google

Em maio, certamente um dos doodles do Google que mais fascinaram os internautas foi o desenvolvido em homenagem ao criador do sintetizador Moog, Robert Arthur “Bob” Moog. Na página inicial do Google apareceu, durante todo o dia 23 de maio, a imagem de um sintetizador online. Ele possibilita interação com os internautas, podendo tocá-lo com o mouse ou com o teclado, além de gravar os sons e criar um link para compartilhar a música  com os amigos nas redes sociais.



No dia 23 de maio, Moog estaria completando 78 anos, sendo que faleceu em 2005. Robert, ou Bob, como era mais conhecido, estudou do Bronx Escola Superior de Ciências de Nova York, graduando-se em 1952. Cinco anos depois, recebeu o diploma de bacharel em Física pela Queens College, New York. Bob também se graduou em engenharia elétrica da Universidade de Columbia e virou Ph.D. em engenharia física da Universidade de Cornell.

Na sua carreira profissional, foi responsável por fundar duas empresas para a fabricação de instrumentos musicais eletrônicos. No seu currículo está, ainda, a posição de consultor e vice-presidente de pesquisa de novos produtos no Kurzweil Music Systems, entre os anos de 19841988, quando pude ajudar no desenvolvimento do K2000 Kurzweil.

Já nos anos 1990, se dedicou à docência e à pesquisa de música na University of North Carolina em Asheville. Com esses méritos, Bob é considerado um norte-americano pioneiro da música eletrônica, ainda mais por ter inventado o sintetizador Moog, o trabalho de Robert é reconhecido pelo design inovador. O sintetizador também se destacou por ser um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos amplamente utilizados.

Além disso, as invenções de Moog são empregadas em diferentes sintetizadores, como o Minimoog Modelo D, Minimoog Voyager, Moog Taurus Baixo Pedais, Minitaur Moog, phatty Pouco e o Mooger fooger linha de pedais de efeitos. O sintetizador Moog foi criado 1964. Dois anos depois, ele apresentou um pedido de patente.

Devido a sua relação estreita com a música eletrônica, fez amizade com nomes como Wendy Carlos, Don Buchla, Rick Wakeman e Keith Emerson. Também conheceu Kingsley Gérson, John Cage, Rockmore Clara, Jacques Jean Perrey e Kurstin Pamelia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário