PROFISSÃO DJS

PROFISSÃO DJS – A luta para conquistar a regulamentação da profissão dos DJs ganhou nova força com o novo projeto de lei criado pelo senador Paulo Paim, após o presidente Lula ter derrubada a antiga proposta no final do ano passado, que havia sido criada pelo também senador Romeu Tuma.
Uma aliança entre o Sindicato dos DJs e Profissionais de Cabine de Som do Estado de São Paulo (Sindesc), o Sindicato dos DJs do Rio Grande do Sul (SINDJRS) e algumas lideranças do Rio de Janeiro tentam fazer com que a lei de regulamentação da profissão seja aprovada até abril.
Para Tibor Yuzo, presidente do Sindesc  em São Paulo, em entrevista realizada ao RioMusic Conference diz que é possível, através da sanção da lei, proporcionar benefícios reais para a categoria dos DJs. Já Fernando de Conto, presidente do SINDJRS, acredita que o mais importante é o reconhecimento da atividade como profissão.
Porém, o artigo da lei, que fala sobre a obrigatoriedade de um diploma de curso profissionalizante reconhecido pelo MEC e um atestado de capacitação profissional fornecido pelo sindicato da categoria, faz com que muitos DJs – que em maioria construíram carreira longe dos bancos da faculdade – sejam contra o projeto.
Outro fator que preocupa os DJs é se a lei pode ou não burocratizar e engessar um mercado que funciona no auto-gerenciamento. Também se pensa em quem irá controlar esse possível novo órgão, já que os sindicatos da categoria ainda são poucos. E ainda fica mais uma pergunta sem resposta: como os contratantes e o mercado vão reagir quando os DJstiverem um salário base?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário