Onde o DJ pode atuar? – O DJ não precisa reduzir as suas performances para as picapes de festas badaladas. Alguns podem preferir ambientes diferentes ou aproveitá-los para construir uma carreira sólida.
Foi-se o tempo em que cada profissional era responsável por uma parte do trabalho. Hoje em dia, o DJ que mais garante trabalho é o multifuncional, ou seja, aquele que sabe utilizar todos os equipamentos. Os aplicativos para DJ colaboram em muito para que o artista consiga, cada vez mais, ser independente na realização do seu trabalho. Isso também possibilita ao profissional atuar em diferentes ramos. Confira em quais lugares um DJ pode mostrar o seu talento.
O DJ que mais encontra trabalho atualmente são os DJs comerciais. Isto é, profissionais que animam bailes e festas sociais. Quem não tiver preconceito com este tipo de trabalho pode se dar muito bem, uma vez que a cada dia aumentam o número de organizadores de eventos que preferem um profissional para cuidar do som. Mas este DJ não vai ficar apenas no comando das picapes. Ele também vai, além de montar o seu equipamento, animar a festa e ser o locutor. Neste caso, o mais importante para o DJ é estar munido com um grande arsenal de músicas de diferentes ritmos e gostos, pois nessas ocasiões é preciso agradar gregos e troianos.
O chamado DJ Balada é o profissional que vai mostrar o seu som. Ele vai criar o seu próprio set e o ambiente vai ter o seu estilo. Este DJ tem que mostrar o quanto é bom para tocar o seu set completo. Para ajudar na performance, é importante um equipamento de qualidade, como um mixer, câmara de efeitos, par de CDJ ou de picapes, conforme o estilo do DJ. Para conquistar uma carreira, precisa tocar em diferentes festas e clubes para tornar o seu som conhecido.
O DJ que também produz a sua música é o DJ Produtor. Pode iniciar produzindo trilhas sonoras e jingles. Mas geralmente seu objetivo é fazer música autoral, criar seus próprios singles e hits e, consequentemente, produzir um álbum. Para este profissional, o equipamento também é muito importante, pois é o que vai garantir que seu trabalho tenha qualidade. Frequentemente, o DJ Produtor faz uso de computador com placa de som de alta definição, mesa de som, processador de efeitos de voz, equalizadores, câmara de eco, microfones, caixas para saída de áudio, entre outros aparelhos.
Uma categoria mais recente de profissional é o DJ Programador, que atua geralmente em rádios e programação web de músicas. Para tanto, é necessário um software de mídia para criar um set de músicas. Esse material pode ser utilizado como fundo musical de um site ou em lojas comerciais. Neste caso, é importante um gravador de CDs, equipamento para masterizar e gravar voz, propagandas ou mensagens.
0 comentários:
Postar um comentário