MÚSICAS ELETRÔNICAS EM TRILHAS SONORAS


MÚSICAS ELETRÔNICAS EM TRILHAS SONORAS –  e-music está nas composições de trilhas sonoras para o cinema há muitas décadas. Algumas já se tornaram clássicos.
MÚSICAS ELETRÔNICAS EM TRILHAS SONORAS

Pode não parecer, mas não é de hoje que a música eletrônica faz parte das trilhas sonoras de filmes. Entre as participações mais recentes, está o Chemical Brothers, na composição de toda a trilha, com 20 músicas do filme Hanna lançado em maio.
Outro exemplo é a trilha sonora do filme Tron: O Legado, de 2010, muito elogiada por sinal, a qual foi composta pelo duo francês Daft Punk. Além disso, as músicas foram remixadas para compor outro álbum, entre os artistas convidados para o projeto estãoMobySander Kleinenberg,Paul OakenfoldKaskadeBoys Noize e Teddybears, entre outros.
No entanto, já na época em que foram lançados filmes como Laranja Mecânica, de 1971, já se faziam trilhas sonoras com música eletrônicas. Uma das ícones deste trabalho é a compositora Wendy Carlos, que foi a pioneira na utilização de sintetizadores. Além da trilha do filme de Stanley Kubrick, em 1982, Wendy foi a responsável pela gravação datrilha do filme Tron. Para tanto, além de sintetizadores analógicos e digitais, também fez uso de coro, orquestra e órgão. Wendy participou ainda da trilha sonora do filme O Iluminado.
filme Blade Runner é outro clássico do cinema que possui em sua trilha elementos da música eletrônica. A produção é do artista Vangelis, também responsável pelo tema vencedor do Oscar, em 1981, para o filme Carruagens de Fogo. O músico compôs ainda o tema do filme 1492 – A Conquista do Paraíso.
Todos esses exemplos tornaram-se composições célebres e muito utilizadas em diversos momentos – casamentos, formaturas, peças publicitárias – até os dias de hoje. Mais recentemente, em 2004, Vangelis produziu a trilha sonora do filme Alexandre. O artista une em seus trabalhos a música eletrônica com os estilos progressivo, ambiente e neo clássico.
Outro sucesso nas telonas e também como trilha sonora é o filme Expresso da Meia Noite. A trilha foi criada pelo produtor e compositor Giorgio Moroder. Considerado um dos precursores do techno, inovou o que na época chamavam de disc music ao usar sintetizadores nos anos 70. Também é responsável pela trilha do filme Scarface, que concorreu como melhor trilha sonora ao Globo de Ouro. Com menos elementos da e-music, foi responsável pelas músicas de muitos outros filmes.
Depois desta viagem ao túnel do tempo, é importante lembrar que o filme Matrix, de 1999, aproveitou o auge da música eletrônica como tendência do final da década de 90. É considera uma das melhores trilhas sonoras, com crédito para os irmãos Wachowski. Os artistas combinaram rock e metal com a música eletrônica, ressaltando os elementos eletrônicos misturados aos pesados riffs de guitarra e vocais agonizantes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário